Produtos de beleza essenciais para enfrentar o sol

De férias esta semana e a passar grande parte dos meus dias na praia, não consigo - e acho que não devo - evitar a temática dos cuidados com o sol.
nebi_2018234824
Exposição solar - saudável ou não?
Não sou obcecada em exibir o tom de pele mais intenso das redondezas mas sou da opinião (controversa) que existem bronzeados naturais e saudáveis. 

Vamos começar pelas más notícias que tão bem conhecemos - a exposição aos raios UV, em especial, a intermitente e associada a escaldões dispara o risco de cancro de pele e está diretamente associada ao aparecimento de melanomas, o tipo de cancro mais agressivo que se conhece. 

A verdade é que abusar do sol é um factor de risco mas evitá-lo também o é.

E porquê? Como se sabe, a vitamina D é essencial ao bom funcionamento do nosso organismo, sendo necessária para a absorção de minerais como o cálcio e contribuindo para a manutenção de ossos saudáveis. E como também se sabe, a exposição solar - neste caso, os raios ultravioleta do tipo B - provocam a produção, nas nossas próprias células, de uma das (muitas) vitaminas D - evitando a necessidade de a ingerirmos através de suplementos ou comida aditivada.

Mas o sol dá-nos mais. Recentemente, estudos têm divulgado evidências de que a exposição solar regular e moderada pode contribuir para prevenir uma panóplia de complicações. Cancros como o colo-rectal, o da próstata e da mama, linfomas não-Hodgkin, doenças como a esclerose múltipla, hipertensão e diabetes têm menor incidência em pessoas que se expõe, diariamente, aos raios UV.

Com estudos contraditórios, qual é, afinal, a resposta? Existe um balanço saudável de exposição solar da qual tiramos benefícios e nenhum efeito nefasto?

Nem por isso. As exposições solares pelo mundo ou até mesmo dentro da Europa são inconsistentes - dependem do sítio onde vivemos, do horário a que nos expomos ao sol, da meteorologia! - e por isso, torna-se impossível definir um valor exacto para esta exposição. Não há como dizer que 20 minutos de banhos de sol vão originar, quer na Noruega, quer em Portugal, o balanço correcto de efeitos secundários.
Com uma população tão variada e com diferentes tolerâncias ao sol, estamos a léguas de poder calcular um valor adequado a todos os tipos de pele e metabolismos.

Não é possível afirmar nada mais concreto do que quem se expõe regularmente e de forma moderada aos raios solares tende a ver mais efeitos positivos do que negativos como consequência dessa exposição. Não é uma regra pelo que a ideia deve ser tomada com uma dose de desconfiança.
Ainda assim, bronzear gradualmente, sem escaldões ou quedas de pele, com pouco tempo de exposição diária - não, ficar a torrar 8h ao domingo na toalha não conta - parece ser o segredo para aproveitar o efeito benéfico do sol, com as menores consequências.

Pessoalmente, a exposição ao sol faz-me sentir bem física e mentalmente e por isso, sigo o meu instinto. Confio naquilo que o meu corpo pede, tendo em conta as típicas advertências:
Não estar ao sol nas horas de maior calor;
Não me expor sem protecção solar.

Mas hoje não estou aqui para recomendar as formas de protecção mais correctas ou saudáveis - isso deixo ao vosso critério! O alerta está dado e ficaram a conhecer os riscos e as vantagens. Quero apenas partilhar a minha rotina, possivelmente cheia de erros e incoerências mas que me confere a protecção e o bronzeado que desejo.
nebi_2018234744
A minha protecção da pele
No que toca a protecção da pele, actuo de duas formas diferentes. 
No corpo, começo o verão com SPF 30 e só depois de ter um bronzeado substancial - fruto de várias exposições menos intensas mas regulares - passo ao SPF 20.
Faço-o quando sei que a minha pele irá tolerar a agressão escurecendo - defendendo-se dos danos do sol - ao invés de cair.
Em qualquer um dos casos, gosto de usar a gama de óleos da Nivea Protect & Bronze. Apesar de terem o mesmo factor de protecção solar que os cremes ou sprays, a cor do bronzeado é ligeiramente diferente. Não é mais escuro, é mais dourado.
Na cara, a história é outra. A pele do meu rosto parece de outra pessoa. Excessivamente sensível, fina, queima e cai num abrir e fechar de olhos e enche-se de sardas em poucas horas. Há anos que uso SPF 50+ na cara diariamente, seja verão ou inverno. Na praia repito o processo e a única diferença é a reaplicação mais frequente. Neste momento, estou a utilizar o BB Cream da Nivea porque calhou. Todos funcionam, desde que sejam eficazes e de SPF 50+!
Em ambos os casos, só uso protectores que atuem contra UV A's e UV B's - actualmente, quase todos têm ambos os filtros.

O cabelo também precisa
Não é só a pele que sofre com as agressões do sol, também o cabelo precisa de cuidados extra. Obviamente, sem as implicações que a exposição solar traz à pele já que, no caso do cabelo, estamos a falar de células mortas, sinto necessidade de proteger o cabelo por uma questão estética. Juntamente com a água do mar, o sol danifica as pontas e enfraquece os fios pelo que aplico, várias vezes ao dia, o spray protector Minha Praia, da Embelleze
nebi_201823483
Depois da praia
Eis o motivo pelo qual mais um protector ocupa espaço na minha mala - utilizo este leite protector da Cien, normalmente, já bem longe da praia, quando decido ir jantar por perto e não tenho como ir a casa emebelezar-me. Este creme tem um cheiro delicioso a côco e quando aplicado na pele, hidrata e espalha brilhos que reluzem e evidenciam o bronzeado. Existem vários no mercado - a maior parte sem SPF - mas este é o mais barato que encontrei, o que é essencial tendo em conta a velocidade com que o devoro.

Não sei como ou quando comecei a utilizar águas termais mas já não me imagino sem elas. Não só são úteis na praia para aliviar o ardor e incómodo da água salgada a evaporar da pele enquanto leva consigo a minha alma, como também servem para re-hidratar a cara ao final do dia, antes de uma nova aplicação de creme. Tenho utilizado esta da Uriage mas as opções são imensas e com semelhantes eficácias. 
nebi_2018202556
Não gosto de carregar tralha e por isso só levo comigo o essencial que permite melhorar aquela que, já de si, é a minha experiência preferida.
Partilhas algum essencial comigo? Que produto de beleza não consegues dispensar nas idas à praia?


Fontes:
"Regular sun exposure benefits health, Medical Hypotheses" van der Rhee, H., de Vries, E., Coebergh, J.  (2016), 
"The challenge resulting from positive and negative effects of sunlight: how much solar UV exposure is appropriate to balance between risks of vitamin D deficiency and skin cancer?" Reichrath, J. (2006)
American Academy of Dermatology

16 comentários:

  1. Ainda no outro dia fiz review desse bb cream, também já não consigo sair de casa sem protetor 50 na cara !! Também amo o spray da embelleze *.*
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu li! Mas acho que gostaste mais do que eu ahah Continuo a preferir os típicos SPF que deixam a cara branquinha!
      É óptimo, não é? Gosto tanto de como deixa o cabelo!
      Muitos beijinhos, linda!

      Eliminar
  2. Que bom post, gostei imenso. Realmente é tudo uma questão de equilíbrio :)
    Também te segui por aqui e pelo Instagram. Beijinhos

    A Maria Rita blog
    > Follow my blog in Bloglovin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenhas gostado! Obrigada pelo feedback :) Equilíbrio é a chave de tudo, até da exposição solar!
      Muitos beijinhos!

      Eliminar
  3. Eu acredito que de forma moderada só trás benefícios, porque exemplo não concordo estar ao sol nas horas mais perigosas, porque isso estou sempre antes ou depois. Precisamos de ter consciência e aquela coisa de ficar morena quase chamuscada já não é saudável principalmente quando colocam óleos!
    Parecendo que não, a insuficiência de vitamina D é quase "grave" cá em Portugal e temos tantooooo sol :l

    Beijinhos,
    DEZASSETE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou como tu, para mim isso é impensável! Se tiver de estar na praia a essa hora, é de baixo do chapéu ou na esplanada. Nem saudável, nem bonito, na minha opinião.
      Claramente não sabemos lidar com esta dádiva e a verdade é que no Norte da Europa, apesar da falta de sol, os estudos indicam que a população retira mais dos seus benefícios do que nós...

      Obrigada pelo feedback! Muitos beijinhos!

      Eliminar
  4. oooi, queria muito poder opinar no post mas nunca fui a praia :( dshkjdh vivo indo em clubes, então um protetor solar e algo pro cabelo sempre levo comigo! Gosto muito dos produtos de cabelo da lola cosmetics, eles são muito bons e não pesam no cabelo, sem falar do cheiro que é maravilhoso! A marca é totalmente vegana, isso tbm é um ponto positivo.

    http://umagarotanadaencantada.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marcas vegan e que não testem em animais são sempre uma preferência! Beijinhos

      Eliminar
  5. Eu uso sempre protecção 50 na cara todo o ano! E no Verão no corpo, mesmo quando não vou à praia. Um dos meus essenciais é a água termal, adoro essa da Uriage!

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dou-te os meus parabéns, SPF nunca é demais. É óptima! Quero experimentar outras em breve para perceber se ela é mesmo exclusivamente milagrosa. Beijinhos!

      Eliminar
  6. Adorei o post :D
    Também uso essa loção corporal da marca CIEN adoro de paixão :D :D
    Beijinho *

    https://w-m-mind.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óptimo, não é? Só tenho pena de não o ter encontrado mais cedo ahah beijinhos!

      Eliminar
  7. Eu também gosto de apanhar solinho, mas definitivamente não nas horas mais quentes, aí não consigo mesmo! Gostei muito do teu post super completo e, claro que também te segui. <3 Também já não dispenso protetor de fator 50 o ano todinho! Adoro as tuas fotos. *.*
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És como eu, também não conseguia por muito que quisesse. Muito, muito obrigada e muitos beijinhos!

      Eliminar
  8. o spray protetor da Embelleze é o meu favorito , adoro usar !
    O Olhar da Marina

    ResponderEliminar

Segue em @marapickles