Métodos de estudo na Universidade

estudar faculdade
Ao fim de dois anos descobri o melhor método, para mim, de estudar para testes e exames na faculdade: prático, sem esforços desnecessários e com resultados agradáveis.

Este semestre voltei a alterar os meus métodos de estudo depois de mais um semestre sem atingir a plenitude e o resultado tem sido bastante positivo, tanto que acredito que encontrei os meios ideais para optimizar o meu estudo.


Uma das coisas que, novamente, alterei nos meus métodos foi a forma como tiro apontamentos nas aulas. Desde ter um caderno para cada duas cadeiras, um dossiê para todas, tentei tudo excepto a dica normalmente recomendada: um caderno para todas as cadeiras. Sempre fiquei de pé atrás com a ideia de criar uma mixórdia confusa de apontamentos de cadeiras demasiado parecidas mas a solução para criar organização na desordem surgiu este ano. 

como ter boas notas
Um caderno, uma caneta com várias cores e uma cor para cada cadeira. Começar cada aula escrevendo a data no topo permite-me ter uma ideia das aulas a que faltei e que necessitam de estudo extra. No momento de estudar, basta seguir a cadeira de interesse pela cor correspondente.
Um só caderno tem também a vantagem de evitar as folhas perdidas (problemas de quem usa dossiê) e o pecado de deixar um dos três cadernos em casa porque já estou demasiado carregada.

métodos de estudo

Um caderno para 5 cadeiras provoca um aperto no coração cada vez que me excedo na utilização de folhas o que me obriga a fazer esquemas durante as aulas. Em vez de passar as aulas a fazer Ctrl-C Ctrl-V do que o professor diz para o meu caderno - que resulta em não ouvir, verdadeiramente, nada - fazer esquemas obriga-me a compreender no momento a informação que me está a ser passada.
O estudo para os testes é feito na companhia do caderno, slides dos professores, exercícios e o livro correspondente o que significa, toneladas de PDF's.

app essenciais universidade

Abrir e fechar PDF's porque preciso de utilizar 5 em simultâneo não é propriamente prático o que faz com que tenha no meu tablet 4 programas com a mesma função: ler ficheiros de PDF. Assim posso alternar entre os ficheiros sem levar o Adobe Reader à exaustão. 
Assim, posso integrar tudo o que necessito para o meu estudo e esquematizar a matéria da forma mais simples possível em folhas de rascunho que transporto comigo para revisões de última hora.

Estes métodos têm resultado comigo, nunca antes tinha tido tanto sucesso e finalmente vejo que consigo rendimento do meu estudo.
   twitter flickr lookbook facebook  youtube bloglovin

1 comentário:

  1. Adorei o vídeo! Acho os teus vídeos sobre a universidade espetaculares, mesmo :)
    E também tenho um método de estudo muito parecido ao teu, só não consigo é fazer os esquemas enquanto os professores falam. E sim, adorava saber porque é que não se deve comer de 3 em 3 horas!
    Beijinhos :)

    ResponderEliminar

Segue em @marapickles