Porque vou deixar o YouTube

Eu mudei e o YouTube também.
Mara_pickles

Tanto que esta relação não irá, certamente, funcionar.

A verdade, é que já deixei o YouTube - deixei quando parei abruptamente a série com que me tinha comprometido, deixei quando não pensei, sequer, em fazer vlog's durante um dos meus eventos anuais preferidos (ie Natal), deixei quando recebi a câmara dos meus sonhos e preferi guardar as filmagens no meu disco externo.

E podia dizer que o problema "não és tu, YouTube, sou eu" mas não estaria a ser totalmente honesta. Uma grande parte da culpa do desencanto que sofri este ano é minha, sim, que mudei e perdi o interesse por tantas coisas com que antes me identificava e que eram temas recorrentes dos meus vídeos. Mas, sem querer descartar responsabilidades, 2017 foi o ano em que vi, claramente, o YouTube e os seus colaboradores mudar radicalmente os seus objectivos.

Quem por lá anda pode argumentar que se não vi essa mudança mais cedo, foi porque não quis e que esse shift ocorreu há já algum tempo, à vista de todos e que sou simplesmente ingénua se acreditei que, a grande maioria, não estava mais preocupada com os números do que com a mensagem que estava a passar, com o seu conteúdo e a forma como isso contribuía para a plataforma. Fingi que não via que todos os vídeos eram planeados ao pormenor e que o grau de aesthetic determinava o número de views. E a verdade é que tentei ignorar por muito tempo, focar-me no conteúdo genuíno que ainda me interessava e inspirar-me nele. Mas até esse, entretanto, começou a escassear e levou consigo a minha já diminuta inspiração.

Com o tempo, senti que me encaixava cada vez menos neste YouTube saturado e comercial e aliada a) à minha tendência para querer fazer muito e acabar a não fazer nada e b) à minha falta de tempo, em geral, o YouTube ficou para trás.

Marapickles
Como sempre, tentei os meus regressos mas a motivação não foi suficiente para me forçar a tanto trabalho e acabei por desistir depois dos primeiros precalços - o habitual. Mas desta última vez, algo mudou. Normalmente, desistir é fácil até as saudades da rotina de gravar vídeos começarem a aparecer - querer ligar a câmara, querer apontá-la para mim ao longo do dia para falar convosco, para vos mostrar o que comi ou algo igualmente desinteressante. E costumam ser tantas as saudades que ao fim de uns tempos, estou de volta com promessas de esforço futuro... Não desta vez. Desta vez, desistir foi um alívio e uma oportunidade para me desligar de todo o drama que é o YouTube, permitindo ao meu cérebro focar-se em tarefas mais enriquecedoras como ler um livro, ver um bom filme e por fim... escrever.

Se ainda se lembram, tudo começou aqui no blog onde cheguei a escrever todos os dias. Tirar fotos e escrever sobre o que me desse na real gana era um dos meus prazeres na vida. Entretanto, chegaram as gravações e como o tempo não dá para tudo e me dei melhor em modo vídeo, o blog ficou para trás... Mas a escrita não. Podia, facilmente, enumerar os vários vídeos que vocês adoraram e que partiram de um guião escrito nos rascunhos deste blog! E a verdade é que foi nele, tantos anos depois, que me voltei a rever.

Não há nada como um bom pensamento passado a cru e por escrito, vulnerável às interpretações de quem lê. Não há nada como poder escrever quando quero, sem me preocupar se o sol já se pôs e o vídeo terá luz suficiente.

Acima de tudo, não há nada como poder por de parte a estética, o cenário, as palavras planeadas ao pormenor e os takes de frases repetidas para emendar aquela palavra que disse tão depressa que ninguém vai perceber... E é principalmente por isto que vou deixar o YouTube.

Neste momento, acredito que dificilmente o meu futuro voltará a passar pelo YouTube. Pelo menos, enquanto a plataforma se mantiver de tal forma agarrada à aparência e à falsa perfeição. O que não quer dizer que não irão ver o ocasional vídeo - quando for essencial. Mas sempre que achar que o que quero dizer é mais importante do que o que quero mostrar, remeter-me-ei à escrita.


   twitter flickr lookbook facebook  youtube bloglovin

11 comentários:

  1. Mara, espero que te sintas mais confortável que cá. Também tentei iniciar-me no youtube, mas foi sol de pouca dura. Fico extremamente consciente em expôr-me na internet dessa forma, sinto-me extremamente vulnerável. Por isso, mantive-me ao que sei, ao blog. Sê bem vinda por aqui e que sejas muito feliz!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento, sinto, sem dúvida. Obrigada pela recepção e pelas palavras! É verdade, é uma enorme exposição que nem sempre é benéfica e acaba por se tornar, por vezes, confusa. Fizeste bem em ficar por aqui, parece-me que encontraste o teu lugar! Muitos beijinhos

      Eliminar
  2. Muitas vezes pensei em começar o caminho de "youtuber" mas depois senti-me tão exposta que desisti imediatamente. Uma coisa é escrever tudo o que me vai aqui na alma, outra é gravar-me e etc, não sei, é too much para mim ahah! Mas espero que gostes de estar aqui, no mundo dos blogs :) x

    E. ♥ Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como te percebo! Não é fácil lidar com tanta exposição e mesmo controlar o que queremos ou não expor. Mas fazes muito bem em partilhar a tua alma no blog, gosto muito de ler! Muitos beijinhos e obrigada pelas palavras!

      Eliminar
  3. obrigada pelo comentário <3
    concordo contigo em algumas coisas, ter um canal não é nada fácil, mas sinceramente, uma das coisas que eu mais gosto é gravar vídeos, por isso continuo. espero que gostes da blogosfera e que te sintas mais confortável por aqui :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acho que fazes muito bem! Não é fácil mas quando nos faz feliz, vale todo o esforço! Tenho-me sentido, sim, obrigada pelas palavras :)

      Muitos beijinhos!

      Eliminar
  4. Acho que quando as coisas deixam de fazer sentido e quando deixamos de nos identificar com alguma coisa, que não devemos de a forçar. Portanto apoio-te nessa decisão, apesar de gostar de assistir aos teus vídeos.
    Espero que continues a dar cartas por aqui, já que gostas tanto de escrever.

    My Own Anatomy 💫

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela compreensão! Espero que gostes de me acompanhar por aqui, também.

      Muitos beijinhos

      Eliminar
  5. Hey honey! Eu percebo perfeitamente o que dizes porque eu constantemente estou a tentar com todas as forças o youtube, e depois deixo de fazer vídeos. É difícil sentirmo-nos motivados sem ver resultados, por muito mau que possa ser dizer isto. Anyway, espero que estejas melhor e mais feliz assim :)
    Beijinho
    *Makeup by Pi*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se gostas realmente da plataforma e de fazer vídeos, não desistas! Mesmo sem a resposta que esperas, continua a dar o teu melhor e a manter a consistência. Fá-lo por ti e os resultados, mais cedo ou mais tarde, virão. Adorei o teu vídeo de participação no Nyx Face Awards, desejo-te muita sorte :)

      Beijinhos

      Eliminar
  6. Também já fui youtuber, durou 2 aninhos, mas andava sempre a parar a voltar, a parar, a voltar.. não tinha tempo nem paciência, mas sim era algo que gostava mas que sentia que dava muito trabalho, então acabei de desistir.
    Gostei muito do post querida.
    Beijinhos
    https://ablondiehere.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Segue em @marapickles