O dia em que persegui um casaco pela Zara

Sabem quando encontram aquele artigo perfeito e em saldos que, obviamente, não há no vosso tamanho? Compras nos saldos
Pois é, meti-me numa dessas embrulhadas. No passado sábado, vi-me obrigada a regressar ao centro comercial na esperança de encontrar um vestido para um evento que tive e que exigiu uma indumentária mais formal do que qualquer uma que o meu armário podesse oferecer.
A primeira opção foi, claro, a Zara, onde não encontrei o vestido perfeito mas dei de caras com um casaco que me encheu as medidas e para minha infelicidade, encontrei-o no tamanho M. Experimentei, adorei, imaginei o quão bem o S me ficaria e continuei em busca do vestido ideal.
Mas infelizmente, não consegui apagar do meu subconsciente a imagem que tinha criado daquele casaco...
Novo dia, novo centro comercial, nova Zara e a mesma busca - lá encontrei, de novo o cabide dos ditos casacos - só M's. Já à beira do desespero, a menina da Zara (muito simpática, por sinal) reavivou as minhas esperanças quando verificou que, para além dos M's, existia um único S ainda naquela loja. Os meus olhos brilharam mas uma questão falou mais alto - onde? Ele existia, sim, mas não estava onde era suposto, apesar do esforço dos colaboradores em distribuir todas as peças pelo devido lugar. Podia estar a) nos provadores, b) espalhado pela loja, escondido em algum canto ou c) ter sido levado sem ter dado saída do sistema (que é como quem diz, surripiado e sim, é verdade e, possivelmente, o cenário mais provável!)
Comprar online nos saldos 
E foi assim que se iniciou a demanda pelo tamanho S daquele casaco. Eu, a minha mãe e o meu pai, três lunáticos a vasculhar todos os cantos, amontoados de roupa, provadores, expositores da secção de criança, TRF, mulher e homem, alimentados pela esperança dada pela maquineta dos funcionários da Zara. Havia um e quem o tinha devia saber, tão bem como eu, que era o último S daquele espécime. Andaria com ele debaixo do braço, camuflado, no meio de outras 4 peças, a isolá-lo de predadores como eu até decidir se haveria ou não de o levar para casa. E tudo o que eu tinha de fazer era esperar que ele fosse largado! Aceitei que, por vezes, a caça envolve mais espera do que acção e foi isso que fiz - esperei, enquanto observava discretamente as peças transportadas nos braços dos meus potenciais alvos.

Passaram-se 10, 15, 30 minutos naquela azáfama e nada de casaco... Nem aparecia, nem era vendido e por muita que fosse a minha vontade de o experimentar, agarrar e levar para casa, tive de parar para reflectir verdadeiramente sobre os meus actos.

Tinha passado a última meia hora atrás de um casaco como se a minha sobrevivência dependesse disso apenas para o adquirir por menos 30€ do que o preço original. 

Possivelmente, um casaco do qual iria gostar mas nunca pensaria adquirir antes dos saldos... Nem tinha, sequer, experimentado o casaco no meu tamanho mas a ideia de como ele me ficaria era suficiente para motivar esta perseguição desmedida e satisfazer o meu confuso cérebro. 
E podia recorrer ao site online para o mandar vir? Claro que podia! Mas não era tão melhor poder sair com ele num saquinho, naquele preciso momento? 

Isto deixou-me a pensar sobre o quanto a ideia de consumismo e satisfação imediata, por muito que eu evite, ainda me afecta e a forma como tão facilmente os nossos cérebros são manipulados por campanhas de marketing poderosas como são os saldos.

Compramos desmesuradamente, poupamos meses de ordenados para esbanjar na época de saldos em peças baratas das quais, muitas vezes, não precisamos. Tudo isto porque somos tão evoluídos como touros, atraídos para os alvos vermelhos em forma de etiqueta promocional.
Moral da história: saí da loja sem casaco, sentei-me à porta e encomendei o casaco online em 2 minutos. Chegou passados 3 dias e tenho-o usado desde então. Vai na volta, comprar online é a melhor forma de controlar estes nossos instintos animais que revelamos durante os saldos. 

Serei a única a debater-me sobre isto?
O que comprei nos saldos    twitter flickr lookbook facebook  youtube bloglovin

8 comentários:

  1. É verdade, às vezes, por muito que tentemos evitar acabamos por ceder a tanta tentação mas acho que se no final foste capaz de ter consciência disso é porque estás no caminho certo.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que sim! Desespero, ligeiramente, quando tenho estas recaídas mas talvez tenha de stressar menos com isso!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ai, como eu entendo! Anos atrás era exactamente assim, ficava obcessiva com alguma peça de roupa que não encontrava e ia à procura em todos os shoppings! Mas agora... senão encontrar, não encontrei, a vida não acaba por isso e mentalizo-me que é somente roupa, há coisas mais importantes e senão encontrei é porque não estava destinado :)
    Beijinho*
    http://fine-alchemy.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Nos saldos só aproveitei mesmo para comprar umas calças de tecido!!

    Novos posts: https://abpmartinsdreamwithme.blogspot.pt/

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teach me your ways! É tão difícil resistir!

      Vou espreitar, beijinhos

      Eliminar
  4. Desde que voltei para os Açores viver, as minhas compras são maioritariamente online. E sabes que mais? Quando vou a S.Miguel onde há centro comercial ou ao Continente, já fico desnorteada nas lojas.
    Acho que online me controlo muito mais nas compras e penso se realmente preciso daquilo. O único senão, é compras calças. Isso sim, prefiro fazer ao vivo.

    Isa M., Tic Tac Living

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca tinha pensado nas compras online dessa forma mas tem toda a lógica, para quem é consciente desse aspecto, que diminua o consumismo! Também não me imagino a comprar calças online, isso envolve todo um esforço físico e mental ahah

      Beijinhos!

      Eliminar
  5. Eu também acho que as compras online são mais práticas e mais pensadas, no entanto odeio esperar! Porém, muitas vezes os tamanhos são mais fáceis de encontrar online!
    Um bejinho,
    Beauty and Fashion | Instagram

    ResponderEliminar

Segue em @marapickles