O meu nome é Mara e costumavam ver-me pelo ex-Talking Pickles. Sim, ex...
Tudo começou no Fotolog, há quase 10 anos.
Aí comecei a escrever quase diariamente, partilhar parte da minha vida com um número crescente de vocês até sentir que o meu conteúdo não cabia naquela plataforma. Queria mais - mais fotografias, mais espaço, mais liberdade.
Assim surgiu o blog e muitos anos e nomes depois, assentei com o Talking Pickles. Lá partilhei convosco pedaços de mim e do que me fazia ser a Mara - como ser saudável, feliz, boa aluna e ter estilo lol - e vocês gostaram. Do blog ao YouTube, seguiram-me para cada ideia mirabolante que tinha (abençoados sejam).
Mas com o tempo, eu mudei e mudou também o que me fazia eu própria. Mudei tanto que deixei de me identificar com o que partilhava e ví-me a perder a vontade de o fazer. E os filtros… ai os filtros. Se já não me identificava com o que partilhava, desenhar conteúdo para gerar visualizações dava-me comichão.
"Mara, não bastava começares a partilhar o teu novo eu?" - perguntam vocês. Ora aí está o busílis da questão.... Eu não era a mesma Mara mas não sabia quem era esta, muito menos, esta Mara dos blogs.
Trazer-vos conteúdo sem sentido não era o meu intuito. Por isso, tomei a decisão de desativar o Talking Pickles e desaparecer do mapa dos blogs para me tentar reencontrar, como blogger e especialmente, como pessoa.
Spoiler alert - como isto não é o Comer, orar e amar e não viajei mais longe do que a Figueira da Foz, posso desde já deixar claro que não foi nada disso que aconteceu. Não tive uma inspiração divina, não abri o meu terceiro olho e continuo sem compreender o nosso papel neste planeta desgraçado.
Mas entre os diálogos lunáticos comigo própria, a baba e ranho derramados entre amigos e as horas de vídeos motivacionais no YouTube, fui aprendendo como lidar com esse desconhecimento. Aprendi que tantas outras questões que elegantemente ignoramos são igualmente importantes e dizem muito mais sobre nós do que uma boa biografia.
Neste tempo longe do blog fui descobrindo novos (e velhos) interesses. Fui percebendo, acima de tudo, quem não era e hoje estou aqui, de volta, e com uma nova cara.
O Há Mar e Mara surgiu porque quero contribuir para este mundo virtual de troca de ideias, opiniões e lições de vida onde se aprende mais nuns scrolls de página do que em 90 minutos de conferências.
Mas também porque acho que os blogs devem ser mais do que fotos bonitas e promoções pagas de marcas. Para mim, os blogs devem ser um espaço de partilha real e transparente onde o conteúdo imperfeito mas relevante é normalizado - para lifestyle perfeito, já temos o instagram.
Onde se pode (e deve) ter fotos bonitas, sim, complementadas por um texto enriquecedor, com propósito.
Não quero, com isto, armar-me em snob e menosprezar blogs que se focam na partilha de um estilo de vida que invejamos - cheio de roupas novas e viagens emocionantes. Mas essa não é realidade dos 99 % de nós que acompanham social media e não nos devemos sentir como a excepção à regra. Como os únicos que não estão a viver os anos da sua vida em Cinque Terre, com uma Instax na mão.
Claro que isto é assunto com pano para mangas, mas vamos deixar isso para futuros posts.
O que podem esperar de mim neste novo espaço na tão concorrida blogosfera
Bem, vou abordar todos os temas que originaram as categorias deste blog, em proporções variáveis e dependentes do meu humor semanal:
Mundos passeios e descobertas de quem tem pouco tempo para planear viagens a Bali.
Vaidades maquilhagem, moda e outras futilidades sem nunca esquecer o que está por detrás das etiquetas.
Sabores sobre comida, claro. Restaurantes bons e amigos do orçamento bem como opções alternativas, saídas da minha cozinha e igualmente instagrammable.
Vidas as minhas experiências, dicas e receios sobre este mundo. Aqui sim, quero partilhar mais sobre o meu propósito. Sobre o podcast que descobri esta semana ou a Ted Talk que me deixou horas a reflectir - brace yourselves, vai ser épico.
Sons faz parte da minha vida e não podia deixar de fora. Aqui, vou partilhar experiências no mundo da música baseados no meu desagradável gosto musical e na minha condição de estudante falida.
Acima de tudo, quero trazer mais da minha realidade. Mais experiências pelas quais passei e o que aprendi com elas porque sei que vocês as valorizam, se identificam com elas e que muitas vezes o meu relato vos conforta - pois já passaram pelo mesmo - ou vos ajuda a responder melhor em situações idênticas.
Não sei quantas vezes por semana estarei por aqui - talvez duas, talvez uma. Mais do que quantidade, quero que cada post seja uma descoberta para mim e para vocês. Quero que saiam daqui com mais do que chegaram. Com mais perspectivas, opiniões e recursos para que construam o vosso melhor futuro possível.
Por fim, quero agradecer a quem sempre aqui esteve independentemente do rumo que dei às minhas plataformas. Obrigada por me ouvirem e por quererem partilhar isto comigo. Espero que este blog vos traga tanto como ambiciono - por muito grande que seja essa ambição.
E claro, se tiverem sugestões partilhem comigo nos comentários!
Até breve,
Mara
sê bem-vinda de volta, era seguidora do antigo blog e do Youtube e gostei desta tua nova premissa, o importante é o blog espelhar o que nós somos e sentirmo-nos felizes com o que escrevemos.
ResponderEliminarconfesso que também já tive um antigo blog e acabei por mudar para um novo porque o antigo já não espelhava realmente aquilo que eu era nem os meus gostos.é bom mudar e manter um hobbie que não seja só os estudos para "fugir" das rotinas de ser estudante universitário (:
http://arrblogs.blogspot.com/
Muito obrigada, Ângela! Vale sempre a pena começar de novo se for para adicionar paixão aquilo que já gostamos de fazer! Tens toda a razão, até porque, por muito que gostemos do nosso curso, ele não tem de nos definir ou ser tudo o que nos interessa na vida. Estive a espreitar os teus achados na Primark! Aquele caderno... :)
EliminarBeijinhos!
Que introdução, seu eu não te seguisse já tinhas-me cativado e convencido a fazê-lo :).
ResponderEliminarQuando o nosso blog já não acompanha o nosso crescimento e já não nos identificamos com ele, é preciso mudar. Por acaso, tenho tido a sorte do meu blog acompanhar o meu crescimento e, como tal, nunca fiz mudanças grandes para além de mudanças de layout. Mas se me sentisse como tu te sentiste, não hesitaria em fazê-lo.
Beijinhos
Blog: Life of Cherry
Não podia pedir melhor comentário: muito obrigada!
EliminarIsso não é só sorte - na minha opinião, quer dizer que soubeste adaptar o teu blog ao teu crescimento e isso é algo de valor. Gosto muito de acompanhar o teu blog precisamente por isso!
Muitos beijinhos
Bem-vinda, Mara! De novo! Gosto de gente com conteúdo por cá!
ResponderEliminarJU VIBES | @itsjuvibes ❤
Muito obrigada, Joana! É tão bom estar de volta!
Eliminar