Sobre viver com arrependimento e 3 dicas para lidar com este monstro

nebi_2018094
Arrependimento foi algo com que mal tive de lidar porque desenvolvi um método para o evitar por completo.

98 % das minhas decisões são impulsivas. Se no momento aquela me parece a melhor opção, é aquela opção que vou escolher sem pensar propriamente nos prós e contras. Parece a receita para o desastre mas a verdade é que escolher impulsivamente reduziu sempre drasticamente a frequência dos meus arrependimentos, como se não pudesse propriamente arrepender-me de uma decisão que mal tomei.

Este método funciona na perfeição... se forem pessoas egocêntricas ou sem família/outros apêndices que tenham de ter em conta no momento da tomada de decisões que podem mudar drasticamente a vossa vida. Nestes casos, vejo-me obrigada a pensar sobre como a minha decisão vai afectar a vida de quem me rodeia. Uma coisa leva à outra, acabo a pensar nos prós e contras e lá se vai a impulsividade da decisão e com ela, a minha desculpa para não sofrer com o arrependimento.
ootd blog post
Foi numa alhada dessas que me meti há um ano atrás. Lidar com arrependimento não era algo a que estivesse habituada mas infelizmente, passei esse ano inteiro - e na verdade, ainda estou - arrependida de uma escolha determinante na minha vida. Para mim, foi sufocante ter de aceitar que a minha decisão me tinha colocado na situação que agora me tirava a vontade de sair da cama. Saber que tinha tido na mão um futuro mais promissor e que o tinhado deixado, simplesmente, passar entre os dedos levou-me a acreditar que era uma grande incompetente nesta coisa que é a vida.

Escusado será dizer que esse sentimento de arrependimento me impediu de várias coisas - deixei de ser uma pessoa descontraída para passar a incorporar um humano permanentemente insatisfeito, deixei de conseguir acordar cedo para passar a mostrar o dedo do meio à luz matinal e deixei mesmo de me empenhar tanto como gosto no meu trabalho, arrastando a minha incompetência emocional para outros campos.
Durante muito tempo justifiquei este comportamente com simples falta de motivação e não quis acreditar que a minha até então poderosa mente estivesse a ser virtualmente controlada pela força alienígena das emoções. Eventualmente, tive de aceitar a minha... susceptibilidade? Por muito que queiramos, não somos Bimby's da vida e infelizmente, más circunstâncias podem ser um grandessíssimo pontapé no rabo da nossa força de vontade. Para pessoas que, como eu, acreditam que todo o nosso sucesso depende exclusivamente da nossa dedicação, não é fácil aceitar que um factor externo possa influenciar tão negativamente a nossa capacidade de enfrentar o mundo... Mas é essencial.

Admitir que este arrependimento me estava a arrastar para a lama - quase literalmente - foi o primeiro passo para tomar uma posição activa perante ele e desde aí que tenho lutado todos os dias contra este monstro. Com o tempo, fui aprendendo a conviver pacificamente com a fera e a incluí-la de forma mais (ou menos) positiva na minha vida.
ootd outubro 2018
Top Mango, calças da Stradivarius e sapatos da Seaside. Os anéis são da Stone by Stone.
Claro que ainda não sou a mestre da aceitação mas durante esta (demasiado) prolongada vivência com o arrependimento, tive de escolher entre aprender a lidar este monstrinho ou bater diariamente com a cabeça nas paredes e adormecer embalada pelo meu próprio choro. 
Como dispenso traumatismos, li livros, ouvi podcasts e vi vídeos que prometiam ensinar a let go dos arrependimentos. De entre  as milhentas dicas - muitas inúteis - guardei as 3 que mais sentido fizeram para mim:

1. Arranja uma distracção. 
Há uma grande probabilidade de o arrependimento surgir ao experienciarmos a nova e aterrorizante realidade que a nossa decisão introduziu na nossa vida e por isso, uma boa forma de "fugir" ao arrependimento é arranjar uma distracção que nos retire dessa realidade. Não é uma solução permanente mas essas distrações oferecem alguns momentos de bem-estar diários que podem melhorar drasticamente o nosso mood. Para mim, dedicar-me ao blog funciona às mil maravilhas.

2. Saber o que não queres é tão ou mais importante do que saber o que queres. 
E não há como saber o que não queremos sem antes o termos. Ou ter o que não queremos sem nos arrependermos. Ou seja, para saber o que não queremos, é preciso enfrentar o monstro. Faz sentido? Se há uma coisa boa nos arrependimentos é a sua capacidade de esfregar na nossa cara exactamente aquilo que não queremos para a nossa vida. No fundo, arrependimentos são lições de vida árduas mas eficazes e como tal, devem ser encarados como essenciais ao nosso crescimento e aprendizagem. Reconhecer a importância dos arrependimentos é um passo importante para aprender a conviver pacificamente com eles. 

3. Tens de te perdoar. 
Esta é, sem dúvida, a dica mais importante e a mais difícil de implementar - e falo por mim, que ainda não consegui fazê-lo em pleno. No fim, não deixa de ser verdade que estamos nesta situação de terror por nossa causa e que se tivessemos sido mais emocionalmente inteligentes, poderíamos ter desviado o tiro. Ainda assim, é preciso que nos desculpemos por isso e que percebamos que fizemos o nosso melhor tendo em conta o que sabíamos naquele derradeiro momento que arruinou a nossa vida (exagero). 
Isto de não ser um robô tem as suas desvantagens - seria tudo mais fácil se funcionasse com programas predefinidos e manual de troubleshooting. No entanto, como humanos imperfeitos, vamos continuar a cometer erros e a cair diariamente em esparrelas que apresentam, à partida, grande probabilidade de acabar em arrependimento. Arrependimentos são inevitáveis e o melhor que podemos fazer por nós (e pela sanidade mental daqueles que aturam as nossas crises existenciais) é aprender a sobreviver arrependidos das nossas decisões. 
Por fim, deixo-vos alguns dos meus materiais preferidos e que me têm acompanhado durante estes últimos tempos:
Dream Life Series by Lavendaire
Magic Lessons by Elizabeth Gilbert 
Buddha's Brain by Dr. Rick Hanson

E vocês, como é que lidam com arrependimentos? Como é que esse monstro afecta as vossas vidas e que truques utilizam para domar a fera?

17 comentários:

  1. Eu sou o contrário de impulsiva. Todas as minhas decisões são pensadas vezes sem conta, mas ainda assim geram arrependimento. Ou pelo menos geravam. Há já algum tempo que não sinto qualquer tipo de arrependimento. Nesse processo, usei duas das tuas dicas, só não usei a primeira. Não acho que seja benéfico distrairmo-nos do arrependimento. Temporariamente, tudo bem, mas a longo prazo pode ser bastante prejudicial. Quanto mais cedo enfrentarmos a realidade de um arrependimento, mais cedo nos poderemos livrar dele.
    Aquilo que me ajudou mesmo a ultrapassar o arrependimento é perceber que eu sou humana e, como tal, cometo erros. Alguns erros que cometi foram dolorosos, mas acredito que todos eles me trouxeram coisas boas. Se não tivesse cometido alguns deles, nunca teria conhecido certas pessoas, nunca teria conhecido certas partes de mim nem nunca me depararia com certos caminhos. O caminho ao início pode parecer o errado, mas há sempre a possibilidade de eles nos conduzir para o certo.
    Na vida tomamos tantas escolhas que nem sempre irão ser as mais acertadas. Mas o importante é tomarmos essas decisões e não ficarmos estagnados.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente contigo, Margarida! E a tua experiência é a prova perfeita de que independentemente da forma como tomemos as nossas decisões - após muita reflexão ou de forma totalmente inconsciente - os arrependimentos podem e vão surgir. O grande truque (e é tão bom que já tenhas consigo atingir essa fase) é, como dizes, admitir que somos humanos e que os erros fazem parte da nossa vivência. Que os erros são essenciais para a nossa aprendizagem e evolução.
      E também concordo quando dizes que distracções não são benéficas a não ser, claro, como solução temporária se por algum motivo não formos ainda capazes de admitir a nossa "condição".
      Muito obrigada pelo teu comentário e por teres partilhado a tua experiência com os arrependimentos e as tuas dicas. Muitos beijinhos!

      Eliminar
  2. Eu acho que não sofro tanto com o arrependimento como sofro por ansiedade e por antecipação das coisas! Por vezes sou impulsiva e outras vezes sou bastante ponderada e penso em todas as hipóteses! Mas para combater essa ansiedade forço-me sempre a pensar em mim primeiro, por muito difícil que seja às vezes! :)

    http://purflefox.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não deve ser nada fácil lidar com ansiedade no momento das decisões mas é importante que tenhas aprendido a pensar em ti! É importante nunca descurar o nosso próprio bem-estar pois isso irá influenciar todo o outcome das nossas decisões!

      Obrigada pelo comentário e muitos beijinhos, Filipa!

      Eliminar
  3. Eu sofro imenso com o arrependimento. Aliás, não tanto pela questão do arrependimento. Quando chega o momento em que tenho de tomar uma decisão, eu sou daquelas que desespera completamente. É um sentimento horrível, mas é verdade.
    Gostei imenso das tuas dicas mesmo e muita força minha linda <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto do arrependimento tem muito que se lhe diga... ou sofremos da consequência ou ansiedade. Não deve ser fácil passar por esse desespero num momento de decisão e espero que, com o tempo, aprendas a controlar esse sentimento.

      Muito obrigada, Cátia! Um beijinho grande e muita força!

      Eliminar
  4. Por acaso não me considero uma pessoa nada impulsiva, é raro os momentos em que o sou. Talvez seja por uma peça de roupa ou se vir aqueles sapatos, mas em questões "principais" na minha vida, penso 2 e 3 vezes antes de tomar qualquer decisão.
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é tão bom! Por vezes, adorava ser menos impulsiva e mais reflectida. Beijinhos!

      Eliminar
  5. Respostas
    1. Muito, muito obrigada, Bárbara! Espero que continues a acompanhar e a gostar. Beijinho grande!

      Eliminar
  6. Que linda você e eu amei muito seu look e as fotos ♥
    Nossa arrependimentos... eu sou uma pessoa que infelizmente se arrepende muito fácil, porém ao contrário de você não ajo sem pensar, penso muitooooo e mesmo quando não dá certo fico extremamente arrependida de tudo, é bem ruim...
    Porém gostei muito dessa frase, acho que nunca tinha pensando por esse lado "para saber o que não queremos, é preciso enfrentar o monstro" me fez refletir.
    Sobre perdoar e se perdoar aprendi esse ano com uma situação da qual eu sempre tive medo que acontecesse e aconteceu :(
    Tive que aprender a perdoar e a parte mais difícil a me perdoar.
    Espero que você também consiga se perdoar. E no final é tudo aprendizado, faz parte da vida.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És um amor, Valéria! Muito obrigada!
      Mais uma prova de que o arrependimento é inevitável - com ou sem reflexão.
      Fico tão feliz que essa frase tenha sido food for thought!
      Espero que já estejas melhor com a situação e que teres-te perdoado te tenha trazido outra paz e aprendizagens para a vida.
      Um grande beijinho!

      Eliminar
  7. Adorei as dicas que partilhaste e também de ler um pouco da tua situação.
    Arrependimentos só tenho de tudo aquilo que não fiz. De todas as decisões que nunca fiz e deixei que o tempo e outras pessoas as fizessem por mim. Arrependimento de ter um papel tão passivo na minha própria vida e por me deixar ser controlada pela cobardia. Já não é tão mau como era há uns anos atrás, mas continuo muitas vezes presa numa situação por pensar demasiado em todas as consequências possíveis e focar-me demasiado em todas as formas como alguma decisão ativa pode correr mal e acabo por não fazer nada de todo.
    Para lidar com isso, normalmente uso a dica que deste de me distrair com outras coisas. Ajuda-me imenso, especialmente para encontrar algo novo para me focar.
    Beijinhos
    littlewonderlandxo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo carinho, Mariana.
      Também não deve ser nada fácil... mas tenho a certeza que vais melhorar cada vez mais nesse aspecto. Se estás consciente do que te causa arrependimento, podes agir contra isso!
      Como te percebo! E há que usar essas distracções como vantagem e torná-las em algo produtivo.
      Muitos beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  8. São óptimas dicas. Por vezes também encaro essa emoção e não é nada fácil. Principalmente quando é algo que pode fazer uma diferença gigante na nossa vida. Felizmente, por enquanto as coisas têm andado mais calmas.
    Bom domingo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, Olívia! Tens toda a razão. E que bom que não tens sofrido com arrependimentos, ultimamente! Keep that streak going ahah
      Muitos beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  9. Este look está tão giro. Gostei especialmente dos sapatos. :)
    Quanto às tuas palavras... Ao contrário de ti, sou bastante ponderada. Demasiado até. Quando tenho que tomar uma decisão é sempre um bicho de sete cabeças. Penso e repenso e odeio quando não consigo saber o outcome previamente. E penso sempre no pior que pode acontecer. É algo que quero mudar mas que é muito difícil contornar. Neste momento está-me a acontecer isso com a escolha do tema da tese, hahah. Como não consigo saber exatamente como vai correr, não sei bem em qual dos temas me meter. xD
    Para além disso, há tanta coisa que quero fazer mas sou a rainha da procrastinação. Essa parte das distracções, sou uma profissional. Sei que são coisas que tenho que mudar mas é mesmo complicado. xD
    beijinho

    A Maria Rita blog
    > Follow me on Instagram

    ResponderEliminar

Segue em @marapickles