Porque odeio vegans e porque nunca quis ser vegan... até agora

Vou desde já deixar claro que o título é click bait - eu não odeio vegans. 

Não tenho nada contra vegans que comem comida vegan, que respeitam os direitos dos animais e que têm uma consciência ambiental superior. Aliás, como é que eu poderia odiá-los? O que é que há de mal em ser tão consciente e altruísta? 
Bem, o que há de mal é sê-lo como forma de auto-promoção pública. Durante muito tempo odiei a comunidade vegan - em especial, a comunidade online - que se vangloriava do facto de ser vegan, usava a etiqueta vegan no meio da testa e crucificava quem não o fosse, excluindo todos os outros seres inferiores e cujo instinto animal era tão primitivo que não eram capazes de abdicar de um bife em prol do bem-estar de criaturas inocentes. Para mim, soava-me bastante contraditório e até suspeito que alguém com tanto respeito pelos direitos dos animais fosse incapaz de respeitar os direitos de um humano não-vegan, percebem? Soava-me a marosca publicitária.

Durante todo esse tempo, abominei a ideia de algum dia me meter na embrulhada que é a religião do veganismo, por muito que compreendesse os seus motivos e achasse a sua causa nobre. E era nesse ponto que os vegans razoáveis com quem conversava ficavam confusos. Se eu compreendia a causa, como é que podia comer animais sem peso na consciencia? Primeiro, porque não concordava - e não concordo - com todas as razões por detrás do veganismo e segundo... bem, porque os vegans me irritavam. Pronto. Admito.
blogger portuguesa sustentabilidade
Felizmente, as coisas mudaram. Os ânimos acalmaram e a comunidade vegan foi sofrendo uma limpeza à medida que os vegans das aparências desistiam da causa - os 40 mil seguidores que tinham ganho não eram motivo suficiente para continuar a dizer que não a um bom entrecôte - e os verdadeiros vegans, já com a mensagem passada, se abstinham de esfregar nas redes sociais, a cada 34 segundos, o quão consciencioso é o seu estilo de vida.

E eu, menos sufocada em conteúdo vegan, tomei a liberdade de fazer a minha própria pesquisa sobre o assunto e aprender mais sobre o estilo de vida através de canais realmente informativos. A juntar a isso o aumento da minha consciência ambiental - e falo disso aqui - e de repente, temos uma Mara a ponderar uma mudança de hábitos alimentares. Mas, calma. Não vamos já exaltar os ânimos e festejar a minha conversão ao veganismo que, para infelicidade da Gaia, não está nos meus planos.

O que está nos meus planos e que tenho tenho ponderado de forma cada vez mais séria (e até, implementado) é a diminuição drástica do meu consumo de carne. 

Por vezes, caímos no erro de nos sentirmos inúteis na questão do aquecimento global já que não temos dinheiro para investir num carro elétrico ou adornar a nossa casa de painéis solares e acabamos a esquecer-nos que há algo que podemos mudar facilmente, que constitui uma solução ao nosso alcance e acima de tudo, significativa para a questão do aquecimento global - os nossos hábitos alimentares.

Não quero bombardear este post com números mas a verdade é que:
1. 24 % das emissões de gases com efeito de estufa podem ser atribuídas às nossas escolhas alimentares - tendo em conta aspectos como a utilização de terrreno, o impacte da agricultura e da criação de gado.
2. A criação de gado gera tanta emissão de gases com efeito de estufa como todo o transporte mundial - e sim, estamos a falar de carros, combóios, aviões. Todo.
3. No caso da vaca, diminuir o seu consumo em 90 % - só vaca, ninguém está a querer que passemos a comer lentilhas a todas as refeições - corresponde a um decréscimo de 15 % do contributo para o aquecimento global até 2050, o que equivale à remoção de 1 milhar de milhão de carros das estradas por ano!

E isto é só um cheirinho...
como ser vegan
Blusa da Pull&Bear, calças da Springfield e botas da Zara. 
Sinceramente, acho impossível mergulhar nestes conceitos sem sentir uma obrigação moral para com o nosso planeta. Se isso me dá vontade de ser vegan? Claro. Se o vou fazer? Não por agora, não tão cedo.
Mas vou, de certeza, introduzir mais pratos vegans e vegetarianos na minha dieta, maioritariamente como substituição de pratos de carne de vaca e porco. Não é uma mudança radical nem será o meu contributo singular a evitar que a temperatura global suba nos próximos 20 anos mas esta história de mudar comportamentos tem de começar por algum lado.

A utopia de que todos deixaremos de comer carne, peixe e lacticínios está, na minha opinião, a anos luz da nossa realidade e acredito que sugerir esta mudança à maioria da população mundial como a única forma de não arruinar o planeta pode aterrorizá-las e afastá-las, ainda mais, da causa.
Se for mais fácil aceitar, como é para mim, que temos de reduzir e não abdicar da carne, talvez mais pessoas estejam disponíveis a fazer essa pequena mudança e todas juntas contribuam significatiavemente para o shift global. Tipo, grão a grão, enche a galinho o papo. Pelo menos, é nisso que acredito.

Mais números e informação séria virão, em posts mais detalhados, mas por aqui fica - em registo público - o meu compromisso com a diminuição do consumo de carne. Entretanto, fica também um vídeo de teaser, bem mais interessante que a minha conversa, sobre o impacte da nossa alimentação nas emissões de gases com efeito de estufa.
E vocês? Já pensaram mudar os vossos hábitos alimentares? Porquê? E como foi o processo? 

6 comentários:

  1. Juro que me assustei com o "Odeio vegans", eu nem sou mas achei uma palavra muito forte! Mas depois vi que era só click bait ahahah

    Gostei bastante e acho que é mesmo importante mudarmos os nossos hábitos alimentares, coisa que já é bem mais frequente na nossa geração e nada na dos nossos pais que não estão nada dispostos a mudar.

    Continua com tão boas publicações please! Estou mesmo a gostar! :)

    She Walks Blog
    It's Shewalks Instagram

    ResponderEliminar
  2. Bom clickbait! Ahaha. :D Eu não sou vegan, mas há muito nesse "estilo de vida" com o qual me identifico. Relativamente à alimentação há muita coisa que já não como, em especial carne (apesar de não dizer nunca, porque também não gosto de me restringir, mas realmente é algo que cada vez tolero menos). O importante realmente é reduzir, sejamos vegan ou não. Acho que cada vez mais é impossível fechar os olhos, e o teu post é prova disso!

    Gostei muito de ler, como já é hábito por aqui! E fotos cuuties. <3
    Beijinhos, www.thefancycats.pt

    ResponderEliminar
  3. Foi um excelente clickbait de facto ahaha. Também tive uma altura em que já me fartava ver os vegans a falar sobre o veganismo. Pior são aqueles que quando dizemos que comemos carne nos bombardeiam com todos os motivos e mais alguns para mudarmos a nossa alimentação ou então chamarem-nos “assassinos”. Acho que não é necessário tanto. Acredito piamente que se todos reduzíssemos a nível de comer carne, optássemos por pratos vegetarianos às vezes, já estaria meio caminho andando. Porque devagarinho, conseguimos assim deixar de comer tanta carne. Gostei imenso do post! Deu para refletir sobre isto. As fotos ficaram super giras. Beijinho 😘

    www.bycarolina.pt

    ResponderEliminar
  4. Também passei por isso, por uma fase em que os vegans irritavam-me, porque estavam sempre a impingir o estilo de vida deles às pessoas que as rodeavam e muitas vezes não respeitavam as decisões dessas mesmas pessoas. Felizmente e tal como tu estou cada vez mais consciente do estado do nosso planeta e neste momento já consumo menos carne, já começo a ponderar outras alternativas à carne. E com isto não estou a dizer que me vou tornar vegan, porque na verdade não sei.

    Adorei o teu blog. Beijinhos grandes da Mó ^^
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Nunca tinha visto as coisas dessa maneira, mas a verdade é que tens razão em tudo o que escreveste.
    Um beijinho,
    http://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. tudo o que disseste aconteceu comigo , eu abominava quem se intitulasse de vegan , tudo porque usavam da maneira errada tal como referiste . Mas acabei por conhecer vegans "verdadeiros" e que sinceramente não nos "maltratam" mas sim nos fazem ver a verdade de uma maneira soft e sem "rancores " .
    Hoje já não como nem carne de porco nem de vaca , quero muito deixar a carne mas para já é um processo lento . Aprendi imenso com isso , aprendi a cozinhar e a dar me mais valor até com isso , pois pensava que era terrivel na cozinha e hoje faço até bons cozinhados vegetarianos :p
    Fico mega feliz por ti linda , força , só o facto de reduzires ajuda IMENSO !
    beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar

Segue em @marapickles