10 Coisas Grátis para Fazer em Madrid

Decidi ganhar coragem e fazer uma solo trip que durou menos de 24 horas e foi desenhada com um orçamento apertado. Por isso, não podia deixar de reunir 10 coisas grátis que se pode e deve fazer em Madrid.

Foi uma decisão de última hora e não era a viagem dos meus sonhos. Fí-lo por pura oportunidade - eu queria fazer uma solo trip e encontrei uma viagem de ida e volta a Madrid mais barata do que uma bebida do Starbucks (não foi bem, mas quase). Não consegui dizer que não e dei por mim a reservar bilhetes e a desenhar todo um itinerário que me permitisse conhecer Madrid de uma ponta à outra em menos de 16 horas.

Long story short, foi possível e aqui voltarei para partilhar esse itinerário convosco mas hoje trago-vos uma lista de 10 coisas grátis que não só podem fazer em Madrid, como devem fazer se querem conhecer esta cidade cheia de vida.

1. Vê o Palacio Real, ainda que só por fora
Visitar o Palacio Real de Madrid não é barato mas esse pormenor não deve demover-te de passar por lá para apreciar este marco histórico da cidade e do país. A vista exterior é bonita o suficiente para lavar os olhos e fazer-te sentir mais pequeno que nunca.

2. Mas perde-te nos seus jardins - Jardines de Sabatini e Campo del Moro 
Jardines de Sabatini








Se entrar no Palacio não é uma prioridade, invadir os seus jardins é imprescindível. E prepara-te para perder umas boas horas nestes jardins tirados de um conto de fadas. É impossível ficar indiferente à sua imensidão e beleza natural em especial, no Outono com as folhas caídas a servir de passadeira à nossa passagem.

3. Conhece o Templo de Debod e tira proveito do seu miradouro 
Templo de Debod
O Templo de Debod é um monumento egípcio que foi translocado para Espanha e é, por isso, uma oportunidade única de ver um pouco do Egipto aqui tão perto. É ainda mais bonito ao final da tarde, com o pôr-do-sol a adensar o ambiente místico do templo. Para além disso, por trás do templo existe um miradouro do qual se tem uma vista imensa sobre toda a cidade.
Vista do Miradouro do Templo de Debod

4. Passeia no Parque de El Retiro 
El retiro (Madrid)
Parque de El Retiro fonte
Foi com imensa pena minha que não pude visitar o Parque de El Retiro no entanto, não podia deixar de o incluir nesta lista. Este parque é a jóia da cidade, com diversos jardins apinhados de esculturas e elementos arquitectónicos incluindo o muito famosos Palácio de Cristal. E claro, o famoso Estanque Grande repleto de barquinhos.
5. Deambula pelo El Rastro, a “feira da ladra” de Madrid 
O El Rastro acontece aos domingos e feriados, se estiver bom tempo, e é uma espécie de feira da ladra. Por lá encontram bancas de venda de acessórios feitos à mão, bijuteria única, peças vintage - sim, bancas cheias de Levi's por 15€ e casacos em pele por 10€ - e claro, as típicas bujigangas de feira que não valem nada. Não deixa de valer a pena mesmo que não queiram fazer compras já que têm a oportunidade de ver alguma arte local e mais uma vez, estar no meio de (muitos) locais.
6. Aprecia a arte urbana no Barrio de La Latina 
O Barrio de La Latina é um bairro cheio de vida, pessoas, barulho e arte de rua. Passar por lá é imprescindível, para mim, numa visita a Madrid. É realmente uma excelente forma de conhecer a verdadeira vibe da cidade.
7. Envolve-te na cultura madrilenha no Mercado de San Miguel e de San Fernando








Para mim, mergulhar na cultura de um país envolve intrometer-me no modo de vida das pessoas, expor-me aos seus hábitos e peculiaridades e estando a cultura espanhola tão ligada à comida e aos tempos à mesa, os Mercados são o local ideal para fazer essa imersão. Visitei o Mercado de San Fernando à hora de almoço e não só fiquei hipnotizada com o cheiro a comida como me senti engolida por todo a barulho resultante das conversas e convívio caloroso de por quem lá almoçava.

8. Visita o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía 
onde podes ver várias obras de Picasso, incluindo a famosa Guernica. Mas isso é grátis? - perguntam vocês. Sim! Aos domingos, a partir das 13h, podes visitar as exposições permanentes do museu de forma completamente gratuita. 

9. Admira a arquitetura de Madrid visitando os vários monumentos 
Na Plaza de España
como as muitas catedrais e basílicas entre elas, a conhecida Catedral de la Almudena, as várias portas da cidade e as típicas Plazas. 

10. Visita o Museo del Prado 
para veres, ao vivo e a cores, uma quantidade astronómica de obras primas. E sim, este também é gratuito aos domingos, a partir das 17h e de segunda a sábado, a partir das 18h. Mas preparem-se para chegar mais cedo e passar uma boa horinha de plantão na cola. Ainda assim, vale a pena a espera.

Para que fosse mais fácil partilhar estas descobertas convosco, documentei toda a minha solo trip em formato vlog onde vos mostro as atracções bem como dicas para melhor aproveitar e conhecer a cidade.
Com tão poucas horas em Madrid, previligiei as atrações gratuitas e relativamente rápidas de visitar e sinceramente, acredito que esta mini solo trip me tenha deixado com uma boa impressão do que a cidade realmente é - com muita comida e convívio.

E se eu disser que fiz isto tudo por apenas 14,78€, incluindo a viagem desde Lisboa? Acreditavas que era possível ir a Madrid e conhecer toda a cidade por menos de 15€?

Parece magia, eu sei mas spoiler alert, vou contar-te como consegui fazê-lo no próximo post!
Se quiseres receber um aviso quando publicar o próximo post, subscreve à newseletter do blog.




8 comentários:

  1. Adorei ver o Vlog! E as fotos ficaram lindíssimas <3

    joana-style.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Que awesome! Compensou imenso!
    Como tiraste as fotografias? Com tripé ou pediste a alguém? eheh beijinho querida ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compensou mesmo!
      Tirei todas com tripé, tenho alguma vergonha de pedir que me tirem fotos ahah
      Beijinhos, Ana!

      Eliminar
  3. Obrigada pela partilha! Nunca fui a Madrid, mas agora tenho ainda mais vontade em ir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens mesmo de ir! É uma cidade linda e cheia de vida! ♥
      Beijinhos!

      Eliminar
  4. O sitio é maravilhoso
    Segui o blog
    Beijinhos, https://damselme.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Segue em @marapickles