Como a minha vida mudou em 5 meses

Plot twist - as minhas circunstâncias são as mesmas. Quem mudou, fui eu.
Blog life updatePubliquei pela última vez, neste blog, em Abril. Há 5 meses. Shame on me.
Poderia alegar falta de tempo ou de inspiração (ou de ambos) mas não seria inteiramente verdade. Verdade seria dizer que andei com falta de vontade e quem me dera que tivesse sido apenas para a escrita sobre assuntos ligeiramente irrelevantes.

Onde estava - física e mentalmente - há 5 meses
Há cerca de 5 meses (7, na verdade) atrás tinha acabado de embarcar na minha nova vida de semi-adulta, com o começo do meu primeiro emprego na minha área de formação. Arranjar emprego na área foi o cumprir de um grande objectivo - que é como quem diz, a conquista da única coisa que ambicionava e a que me dediquei desde que acabei o mestrado, em Outubro.
As novidades que o início dessa nova etapa trouxe encheram-me de força de vontade para fazer tudo e mais alguma coisa e me dedicar a todos os projectos imagináveis. Durante umas semanas.

Se há uma coisa boa na incerteza é a adrenalina com que nos preenche o dia. Não saber onde vamos estar daqui a uns meses, por muito aterrorizador que seja, dá pica à nossa vida. Mesmo quando isso significou desesperar por não saber quando - ou se - seria capaz de arranjar emprego na minha área, essa incerteza tornou, durante algum tempo, os meus dias mais emocionantes. E essa emoção motivou-me a dedicar-me afincadamente a tudo aquilo em que me envolvi - vulgo, o blog.
Mais tarde, enquanto tudo era novo - novo emprego, nova rotina, novos números na conta bancária - a adrenalina manteve-se em altas e o meu ritmo de trabalho, também.
Mas assim que as novidades começaram a escassear e me passei a sentir mais confortável com a situação, vi a motivação espontânea a ir cano abaixo.

Só recentemente me obriguei a reflectir sobre as razões que me tinham levado a abandonar quase tudo o que sempre gostei de fazer... O que aconteceu quando a minha constante irritabilidade me começou a irritar.
Life update blog ha mar e mara
Estou a vestir um vestido da Zara e sandálias Birkenstock
O que eu achava que queria vs o que eu queria realmente
Apesar dos meus já 23 anos de convivência com a massa cinzenta instalada dentro da minha cavidade craniana, continuo a ser frequentemente surpreendida pelos seus desígnios. É fascinante (e até irritante) a capacidade que estes 1,2 kg de células têm de me mostrar que aquilo que eu tomo como certo, afinal não o é.
"Ai, achas mesmo que precisas de X para chegar a Y? Hold my beer" é um monólogo que ocorre frequentemente meu cérebro.
Toda a minha vida achei que tudo o que eu precisava no futuro era um emprego estável e simples, que não me roubasse muito tempo ou esforço e que me permitisse viver a minha vidinha descansada, fora das 4 paredes do meu local de trabalho. Até começar a trabalhar.
Desta vez, o meu cérebro decidiu mostrar-me que ter um emprego ordinário, com funções ordinárias e um ordenado ordinário não era, ao contrário do que sempre pensei, a receita para uma vida feliz. Que a ideia de que, se não tivesse de me chatear muito no trabalho durante 8h por dia, poderia canalizar toda a minha energia de sobra para os meus post-work hobies, era uma falácia. Que afinal, uma pessoa como eu não se contenta com o ordinário. Não se motiva com o ordinário e que em circunstâncias ordinárias tende a ficar... ordinária. E insatisfeita. E irritada (podemos continuar?).
Tive de admitir que afinal e por muito que me custe, sou aquela pessoa irritante que precisa de desafios constantes, cheios de incertezas para sentir pica na vida e assim, gerar mais motivação para mergulhar de cabeça em mais desafios, com mais incertezas e... claro está, mais pica
Será este modus operandi "motivação em bola de neve perigosa" o caminho para a felicidade? Não faço a mais pálida ideia. Tudo o que sei é que a forma como tenho vivido os últimos meses não me tem posto nesse caminho e recuso-me a contentar com um assim assim.

O próximo passo
Não sou pessoa de ficar a lamentar coisas e de não fazer nada para as mudar. Muitas vezes, acabo a mudar coisas antes mesmo de alguém perceber que estou insatisfeita, o que costuma deixar quem me rodeia num semi estado de choque.
Desta vez e como sempre, quando percebi que o meu problema era a insatisfação diária, decidi procurar a mudança. E rapidamente a encontrei. 
Muito em breve irei embarcar numa nova aventura. Estou assustada claro, mas entusiasmada. Tão entusiasmada que vi a minha vontade de me dedicar aos antigos projectos crescer exponencialmente. Para já, não quero revelar muito mais. Apenas que esta aventura me traga os desafios constantes que procuro e com eles, o entusiasmo e a motivação. 
Quanto ao blog, estamos volta à programação habitual.

E vocês? Esperam-vos novos desafios, nos próximos tempos?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Segue em @marapickles