Favoritos de Março... ou Abril? Em que mês estamos, mesmo? #EuFicoEmCasa

O dia 51 de Março de 2020 merece ser celebrado com uma ronda de favoritos.

Foi na tarde do dia 12 de Março que depois de um grande alarmismo e momento que até há pouco tempo descreveria como pandémico mas que agora que vivemos uma verdadeira pandemia me vejo obrigada a classificar como desinquietante, restringindo a utilização do termo à abordagem das questões literalmente pandémicas e relevantes, que abandonei o escritório e passei a trabalhar a partir de casa.
Na altura, não estava sequer ainda autorizada a fazer home office mas as pandemias têm esta mania de se estar a borrifar para as autorizações.
"Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", já diziam, e com novas rotinas, surgem novos favoritos - coisas que adicionam uns pós de perlimpimpim a esta nova realidade que é viver fechado em casa e que têm ajudado a afastar o desespero que seria esperado sentir.

Para ver
Para quem sempre se julgou demasiado ocupada ou entretida para perder horas em frente à televisão a pôr em dia a cultura cinematográfica, a quarentena foi o fim oficial das minhas desculpas esfarrapadas. 
É esta a altura perfeita para ver os clássicos, vencedores de óscares e todos os "filmes que toda a gente tem de ver antes de morrer".
A minha lista de vistos e aprovados conta agora com Forrest Gump, The Green Mile e The Shawshank Redemption. Prometo deixar o Tom Hanks em paz nas próximas semanas (ou não). 

Para ouvir
Já era o meu tiramisù (ou seja, o meu "pick me up") das manhãs de segunda-feira e agora, graças ao período de quarentena que enfrentamos (porque até a quarentena tem pontos positivos), passou a ser o meu motivo de risadas várias vezes ao longo da semana.
Conheci o podcast Terapia de Casal através do blog da Rita e descobri que era possível gostar mais de a ouvir do que de a ler. Descobri também que o seu apêndice - vulgo, marido - tem um sentido de humor quase tão bom como o dela.
O conceito do podcast é simples - um casal convida uma pessoa para servir de seu terapeuta durante um episódio. Ocasionalmente - e aviso já, são esses os meus episódios preferidos - dispensam o convidado e respondem a perguntas e dilemas dos ouvintes ou simplesmente, conversam um com o outro. Escusado será dizer que nos últimos episódios podem ouvir apenas o casal a falar ou até mesmo, semi-discutir, sempre com um toque de humor e boa disposição.
Podem ouvi-los aqui e já agora, hoje houve novo episódio!

Para comer
Recentemente concluí que todos os meus hobbies incluem restaurantes, bares e vários outros serviços não essenciais fazendo com que 98,3% das minhas actividades preferidadas fossem impossibilitadas pela quarentena. Por momentos, cheguei a pensar que a quarentena me faria entrar num detox forçado de sushi mas depois lembrei-me que entregas ao domicílio são uma realidade do século XXI e pela primeira vez nos meus quase 25 anos encomendei comida para casa. A escolha caiu sobre o restaurante Sushi at Home e que boa escolha que foi.
Para além de ter enchido o bandulho com sushi delicioso, fí-lo apoiando um negócio local que mais do que nunca conta com os seus clientes habituais para sobreviver. Se puderem, façam o mesmo.
Para inspirar
É com alguma desilusão que admito que tenho passado mais tempo no instagram do que devia. Inversamente, é com algum agrado que vejo que o actual estado pandémico tornou o instagram um sítio melhor onde passar o tempo. Nunca se criou tanto e tão bom conteúdo digital como no último mês graças ao esforço dos "influencers" que parecem finalmente estar a influenciar alguma coisa de jeito (desculpem). Hoje, partilho uma das minhas favoritas e por sinal, portuguesa - a Patrícia Claro (@patriciaqclaro).
Tem um estilo invejável e a colecção de sapatos dos meus sonhos que exibe nos vídeos de Looks de Quarentena que partilha no IGTV. Como se os vídeos não fossem inspiração suficiente, as histórias são uma extensão bonita do seu estilo que parece infectar tudo aquilo em que toca - moda, decoração ou até receitas e recomendações de séries e livros! Já chega de tentar explicar o que podem simplesmente ver pelos vossos próprios olhos - vão seguí-la aqui!

Para aprender
Pequeno disclaimer... Sei que muitos se querem afastar do tema e procuram na internet um refúgio das notícias e opiniões sobre a covid-19 para evitar altos níveis de ansiedade. Mas também sei que nem todos procuramos o mesmo. Pessoalmente, estar a par das notícias - boas e más - tranquiliza-me. A ignorância nunca foi nem será, para mim, uma benção e vivo melhor quando estou consciente da minha realidade. 
Ignorância num momento como este pode mesmo ser uma ameaça à nossa própria segurança e se diarimente, milhares de profissionais sacrificam o seu tempo e a sua segurança para nos manter informados, ouví-los é o mínimo que podemos fazer. É a forma que temos de os homenagear.
Pep talk à parte, a quarentena fez nascer muitos podcasts, muitos deles diretamente sobre esta pandemia.
No World vs Virus, do World Economic Forum, podem ouvir a opinião de especialistas sobre questões como quanto tempo vai durar esta pandemia, impactes na economia ou como lidar com as políticas de confinamento.

1 comentário:

  1. Que post tão interessante! Gostei imenso das sugestões e da forma como esta elaborado! Bom trabalho :)

    ResponderEliminar

Segue em @marapickles