Part-time vegan: a minha alimentação e as 4 receitas preferidas

vegan portugal
Nunca pensei dizer isto mas sou part-time vegan. Ou pelo menos, seria esse o nome que daria a alguém que come refeições vegan 5 vezes por semana.
Foi há cerca de um ano que comecei a interessar-me e a aprender mais sobre o tópico da sustentabilidade, tendo mesmo chegado a incluir a vontade de adquirir hábitos mais sustentáveis nas minhas resoluções para 2018. Compromisso.
Na altura, não me obriguei a fazer mudanças radicais nem defini metas concretas - sinceramente, achei que isso me iria fazer sentir obrigada a mudar e god knows como as coisas correm quando me sinto obrigada a fazer algo (mal, muito mal)
Achei que, pelo meu próprio bem e do planeta, seria mais inteligente comprometer-me a aprender mais sobre o assunto, assistir a alguns documentários traumatizantes sobre tartarugas com palhinhas no nariz e deixar que, naturalmente, me sentisse enojada pelas minhas próprias atitudes irresponsávis e não sustentáveis.

E achei bem. A meio de 2018 já me podiam encontrar a apanhar lixo da praia (e do chão, no meio da rua, oh god), a transportar maçãs espalhadas pelo carrinho de compras em vez de acondicionadas num saco de plástico do diabo ou a investigar as embalagens, qual Robert Langdon, em busca de símbolos de reciclagem.

Daí até decidir reduzir drasticamente o consumo de carne pelo bem do planeta e virar part-time vegan foi um pulinho.

Na verdade e no que toca a sustentabilidade, não há necessidade de nos convertermos todos ao veganismo. Aliás, seria mais do que suficiente se todos nos alimentassemos como a organização mundial de saúde recomenda... Mas como isso não acontece e para compensar pela pegada de carbono que uns e outros (energúmenos) deixam no planeta quando se deliciam com um  hambúrguer de 200 g de 100 % carne de vaca ao almoço, decidi sacrificar algumas das minhas refeições.
veganismo como começar Estou a gozar. Não foi sacrifício nenhum. Não depois de descobrir o mundo das receitas vegan no Pinterest, com pratos que dão 10-0 aos típicos bifes de frango com arroz. Seriously, se quiserem adicionar alguma emoção às vossas refeições diárias, experimentem abdicar, de vez em quando, das proteínas animais.

Resumindo, neste momento faço um esforço para comer, pelo menos, 5 refeições sem proteína animal por semana. Normalmente, almoço com a minha família e como o mesmo que eles - carne ou peixe com um acompanhamento. À noite e porque cozinho para mim, escolho deixar a carne ou o peixe de fora e aventurar-me com os tachos. Muitas vezes acabo a cozinhar ração suficiente para uma semana e lá ando eu, a semana toda, a comer caril de grão. Como devem imaginar, portion control não é a minha praia mas sinceramente, há coisas piores do que gramar com o mesmo prato (diga-se de passagem, delicioso) todos os dias da semana.

E porque não quero falar à toa e vocês me perguntam tanto sobre as receitas no instagram, aqui ficam as minhas 4 preferidas. Todas à prova de nabos. Todas saciantes. Todas cheias de sabor. Mas acima de tudo, todas mais sustentáveis.

#1 Chili de quinoa
quinoa-chili
fonte Chef Savvy 
Esta foi a primeira receita vegan que experimentei e sinceramente, não podia ter corrido melhor. De certa forma, este chilli permitiu que eu começasse esta jornada com a certeza de que introduzir esta restrição na minha dieta não iria obrigar-me a abdicar do sabor da comida. Até aí, nunca tinha sequer experimentado cozinhar um chilli - lá está, comer vegan veio mesmo acrescentar emoção à minha vida. Wow.

#2 Bolonhesa de cogumelos e cenoura
Vegan Mushroom Bolognese
Um clássico que já repeti vezes demais. Vou ser breve - nunca dei por falta da carne picada.

#3 Caril de grão
Vegan chickpea curry gluten free and oil free recipe with eggplant
fonte Ela Vegan
Ah, a tal que comi todos os dias durante uma semana porque não tive noção absolutamente nenhuma da quantidade anormal de comida que estava a cozinhar. E bear in mind, comida muito saciante. No final da semana já tinha limpado o caril todo e estava tão bom que me custou despedir-me dele. Pro tip: quando acharem que já adicionaram especiarias suficientes ao caril, adicionem mais. Especialmente caril. E chilli. Não tenham medo.

#4 Stir-fry mongol
Vegan Mongolian noodles and veggies stir fry in spicy soy ginger sauce
Eis o meu prato vegan aparentemente favorito. Aparentemente. Avaliando o número de vezes que já o confeccionei, alguém poderia cair no erro de pensar que sou fanática por este stir fry. E sou. Mais ou menos. Não é o meu prato preferido mas é o prato que mais cozinho porque basicamente, envolve juntar tudo, saltear e boom! - apreciem o vosso jantar delicioso.
blog vegan portugal
Acho que não é difícil identificar o padrão nas minhas receitas preferidas - são todas de confort food porque sinceramente, é mesmo isso que me apetece comer nos dias mais frios. E se há coisa que os vegans são bons a fazer é confort food. Talvez para preencher o vazio no peito que é saber que alguém, a poucos metros de distância, está a fincar os dentes num bife da alcatra.

Mas como não quero sucumbir à normalidade, esta reflexão encheu-me vontade de experimentar algumas receitas novas e mais ambiciosas. Talvez me aventure com uns hambúrgeres vegan. Ou uma lasanha. Bem, fica para o próximo episódio.

E vocês? Costumam comer pratos vegan ou ainda não se aventuraram? Acreditem, you're missing out.

2 comentários:

  1. Que delícia! Eu vou experimentar todas sem dúvida!

    ResponderEliminar
  2. que delicia ver-te assim.... essa maminha solta , mas segura no lugar

    ResponderEliminar

Segue em @marapickles